sexta-feira, dezembro 23, 2005

 

Natal!


O Natal é uma data bem complicada pra mim que venho de uma família de criação católica mas que não sigo religião nehuma. Adoro. Pelos presentes, pela união da família, pela festa, pelo espírito de benevolência e altruismo que toca as pessoas nessa época (e que acredito eu, deveria tocar o ano todo) e por todas essas coisas não religiosas.
Quanto ao nosso amigo J.C. realmente acredito que ele foi o cara. Minha mãe que é vermelha diz que foi o primeiro comuna de todos, porque pregava a igualdade. O Gabriel diz que foi o primeiro hippie nojento do planeta. O Dan Bronw diz que ele era um rei casado com Maria Ma
dalena que não era puta. O Saramago o coloca como um ser humano normalissímo, capaz de cometer pecados bem pra lá de mortais. Alguns, ainda, acham que ele era a primeira encarnação do Gandhi, do Lennon e até do Elvis.
Pessoalmente acredito que ele foi uma pessoa muito (mas móito mesmo) além do seu tempo, com uma visão igualitária e humanista, mas também com uma mega visão estratégica e populista (quase a primeira encarnação do Getulhão). Acho que ele fazia sexo sim, acho que Maria Madá não era puta porra nenhuma, acredito que a bíblia é um livro feito por homens e por isso está muito sujeito às fantasias e à riquissíma imaginação humana.
Mas independente das minhas crenças tenho muito respeito pelas creças dos outros. Infelizmente não posso dizer que sou sempre respeitada. Parece que toda a comunidade cristã tá afim de me catequisar pra alguma coisa, de me levar pra um lado.
Se um dia na vida optei por não ter religião foi porque me pareceu muito antagônico que aqueles que pregam a igualdade vivam tão melhor que os outros. Me pareceu contraditório que Deus-pai-todo-poderoso, fosse tão vingativo e punitivo. Não tenho nada contra a religião, mas contra as instituições criadas para negociar a fé ou a ingenuidade das pessoas.
Mas independente de qualquer coisa o Natal é uma data bem bacana. Desejo que o seu seja maravilhoso, cheio de comida, paz, presentes, família, alegria, festa e se for o seu caso de orações e reflexão também.
FELIZ NATAL!
PS - Cultura inútil - eu perdi o link do site que explicava várias tradições do Natal... mas eu eu tenho uma curiosidade bacana que sei sobre ele (que, é claro, é bem pagã). Na verdade a data aproximada do nascimento de Jesus é no final de fevereiro começo de março. Quando a igreja católica começou a se intituir em Roma o governo pensou "vamos não quebrar muito com a religião vigente pra não causar muito conflito na cabeça do povo e não termos muita rejeição". Ai, marcaram o Natal no mesmo dia de uma antiga e tradicional festa romana. Como você sabe os romanos roubaram a mitologia dos gregos. Por isso dia 25 e na verdade um celebração da Grécia antiga... Louco né?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?