quarta-feira, fevereiro 22, 2006

 

Dar, Verbo Intransitivo


Esses dias Gorda estava explorando filosoficamente a transitividade do verbo DAR comigo em um papo releitura da teoria da Fabiana e a verdade que surgiu foi que nem ninguém anteviu tamanha aberração: hoje o verbo DAR pode ser tanto intransitivo quanto transitivo.

Tá... já sei! Que porra é essa? Fala sério, faz milênios que não estudo gramática!!!! Explico.

Os verbos intransitivos são aqueles que tem sentido pleno, como por exemplo morreu. Se eu digo "Ele morreu" você entende plenamente a frase - ou não, mas aí isso é um problema muito seu meu amigo.

Já os transitivos são verbos que pedem algum tipo de complemento para que a frase tenha um sentido completo. Eles ainda podem ser direto ou indireto.

Antigamente DAR era intransitivo, você precisava dizer o que você havia dado. "Eu dei um presente de aniversário para o meu pai". Assim se você falasse um simples "Eu dei" ninguém entenderia porque faltava o resto da frase.

Hoje, no entanto, se alguém - principalmente um mulher - disser "Eu dei" já surgem milhares de olhares. Dos olhares julgadores aos invejosos a verdade é quem olha - e quem não olha também - entende muito plenamente o valor que DAR adquire nesse momento.

Isso se tornou um transtorno e causa de inúmeras piadas sem graça. Hoje mesmo quando você quer dar intransitivamente as pessoas já assumem que você quer dar transitivamente e o seu complemento é descartado por uma surdez seletiva do seu receptor que agora se ocupa em rir de você e não mais em continuar te ouvindo.

Muitas relações foram afetadas pela aparente intransitividade do verbo DAR, casamentos acabados, namoros terminados, amizades destruídas, corações partidos e até empregos perdidos. Normalmente o que se passa é que a pessoa não quer te dar o devido respeito e não te dá um chance de explicar o que aconteceu.

O brasileiro - tão criativo - não foi capaz de criar um verbo novo para dar (transitivo) o sentido intransitivo do verbo DAR. E me pergunto se em Portugal o verbo DAR também é tanto in quanto tran. Quem sabe a mente menos sórdida dos lusitanos não salve essa língua da desgraça!

 

Mar de Estrelas


Tô com tanto sono que não tenho pique de escrever e se tentasse ficaria tão ruim que ninguém nunca mais voltaria a orar comigo. Mas eu PRECISO dizer uma coisa.
O show do U2 foi fantástico, maravilhoso, perfeito.
Estar longe do palco, lá no lato, tem suas desvantagens, mas tem coisas bem legais também. Por estar nas cadeiras cobertas pude ver a galera vibrando lá embaixo e o mar de luzinhas ligadas (celulares e não mais esqueiros, mas tá valendo) e vi que isso é lindo demais! Parecia que o cosmo estava ali na minha frente e que se eu esticasse a mão agarrava uma estrela.
A profissão da minha vida é ser vocalista de banda muito famosa... Descobri isso ontem.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?