quarta-feira, fevereiro 14, 2007

 

Mahatma Gandhizando

*
Eu fiquei muito chocada com o que aconteceu no Rio, meio estarrecida em pensar que um ser humano é capaz de fazer uma coisa tão brutal com um outro ser humano, ainda mais com uma criança tão pura e indefesa.

*
Não há perdão para um brutalidade dessas, não o meu pelo menos. Não existe desculpa para cometer um crime de qualquer natureza, mas com certeza existe menos ainda quando ele é praticado de forma tão hedionda e atingindo de forma tão devastadora uma pessoa, uma família, toda uma sociedade.

*
No meio de tanta dor e sofrimento compreendo a tentativa da família em mudar a idade penal, compreendo o comportamento de massa das pessoas que querem linchar os culpados, entendo perfeitamente aqueles que defendem a pena de morte. Compreendo, mas rechaço e discordo veementemente de todos eles.

*
Não acho que o que falte ao Brasil sejam leis severas, nem acho que 18 anos seja um idade alta para considerarmos um jovem maior de idade quando este comete um crime. O que eu acho que falta é o cumprimento adequado de um legislação que é muito boa. Falta infra-estrutura para que uma vez preso o indivíduo possa se recuperar, se tornar útil a sociedade e não ir para um escola de bandidos onde a falta de dignidade gera mais revolta contra a sociedade para a qual em pouco tempo eles voltarão.

*
Falta também um política de governo Federal e Estadual que combata o crime em sua origem: a FALTA DE EDUCAÇÃO, a FALTA DE COMIDA, a FALTA DE CONDIÇÃO SOCIAL. A classe média entra em polvorosa, o ricos se trancam em seus condomínios e carros blindados e ninguém pára e reflete seriamente que 4 jovens sem nenhuma oportunidade na vida são capazes de qualquer coisa pois a vida não tem sentido para eles. Afinal se a vida dele vale tão pouco a ponto de ele não merecer o mínimo, porque a vida de qualquer um vale alguma coisa?

*
Nós não conseguiremos uma mudança social efetiva enquanto não investirmos em educação, enquanto não tirarmos nossos jovens das ruas e das drogas e colocarmos nas salas de aula para lhes mostramos que ele tem um lugar no mundo, para lhes mostrarmos que suas vidas valem alguma coisa, para lhes mostramos que existe um futuro melhor, um lugar ao sol.

*
Diminuir a maioridade penal, quebrar direitos civis e ter uma constituição mais dura, linchar um criminoso, só tapa o sol com a peneira e suja de sangue as mãos das vítimas. Ao combater violência com violência as pessoas, o governo e a sociedade se igualam aos mesmos assassinos que condenam. Ao fechar os olhos para o caos social que se instarou no país estamos sendo coniventes com todos os crimes hediondos que acontecem em cada bequinho, de cada cidade tupiniquim.

*
Está na hora de cada um de nós parar de agir pela turba, está na hora de sair da massa e começar aos poucos a fazer a sua parte para que assim possamos mudar o contexto. Dá trabalho, leva tempo, requer esforço, requer carinho, requer perdão ou minimamente aceitação, mas se não for feito não importa que tratemos um bebê de dois meses como adulto, não importa quão severas e desmedidas sejam as nossas leis, não importa o quando a punição seja brutal, implodiremos a nossa sociedade em sua base criando um mundo em que a violência é praticada de forma arbitrária pelo ladrão, pelo governo, pela polícia e pelo "cidadão de bem".

*
É hora de olhar para o passado e aprender alguma coisa com ele. O crime organizado no brasil surgiu quando nossos militares de visão limitada colocaram presos comuns nas mesmas celas dos presos políticos durante a ditadura. No convívio eles aprenderam táticas de guerrilha e organização política. Colocar menores dentro de prisões comuns é fazer com que essa horda de desajuizados faça mestrado em bandidagem.

*
Acredito na força do trabalho e da educação. Acho que uma reforma é necessária, mas acho que ela não pede por uma maior crueldade penal e sim por novos parâmetros. Temos que colocar os presos para trabalhar e estudar, oferecer as eles uma oportunidade de mudança, de "correção" real. Temos que fazer cadeias em que a condição de vida seja digna para que ninguém saia de lá com mais raiva do que entrou.

*
E para aqueles que argumentam que isso é gasto de dinheiro público com um criminoso eu digo que se o dinheiro tivesse sido investido direito da primeira vez não seria necessário gastar nada depois. É obrigação do governo oferecer saúde, moradia, ensino, transporte, emprego e demais condições de vida de qualidade aos seus cidadãos. É obrigação de cada um de nós votar com consciência, exigir mudanças, cobrar promessas, tirar a bunda da cadeira e por a mão na massa. É o dever de cada pessoa nesse país exigir mudanças 365 dias no ano e não como reação comovida a uma ação. É o seu DEVER mudar esse país.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?