quinta-feira, março 09, 2006

 

Mulher! Ó, Mulher!


Ontem pleno dia da mulheres e eu de TPM, na pior representação feminina que já houve: histérica, chorona, louca e transfigurada. Vivi o dia da mulherzinha...

Sou meio contra esse lance de dia da mulher, do índio, da consciência negra. Acredito que a única razão da existência desses dias é a hipocrisia dos que estão no poder de tentar camuflar maiorias numéricas que eles consideram minorias, mascarar o preconceito.

Se Deus, Alá, Buda, Zeus, Yemanjá e mais todos os outros deuses nos vêem como iguais porque então nós mesmos não somos capazes disso? Se existe o dia da mulher é porque várias delas morreram na fábrica, se existe o dia do índio é porque eles foram mortos e catequizados, se existe o dia da consciência negra é porque eles foram escravos.

Seria muito legal se esses dias representassem o passado e existissem como forma de nos fazer lembrar de como nossos erros nos faziam piores e que agora tudo é diferente e devemos lutar todo dia pra nos manter assim. Seria mais legal ainda se esses dias fossem um forma de valorizar a força, a garra, a luta, a dor, a beleza, o amor, a sutileza de seus donos. Mas não é bem assim que as coisas acontecem.

Verdade seja dita ainda tem muita gente que é preconceituosa. Criar um dia é uma forma de calar a boca dos que sofrem o preconceito diário, como se no dia das mulheres, do índio ou da consciência negra nós devêssemos nos orgulhar de ser o que somos. Temos que nos orgulhar disso todo dia do nascer ao pôr do sol. Temos que ter consciência da igualdade humana que nos une sempre.

E quando eu falo em igualdade eu não falo de tratar todos de forma uniforme e massificante. Somos igualmente humanos, diferentemente indivíduos. Cada um de nós tem necessidades únicas e especiais que devem ser tratadas com respeito, amor, dignidade e compaixão.

Um exemplo bem simples e bem forte disso é o exame do pezinho (acho que falei disso já, mas aqui vai outra vez!). O exame do pezinho, feito em todo recém nascido na maternidade, serve para diagnosticar uma doença comum em bebês brancos. Crianças negras raramente são afetadas por essa doença, mas mesmo assim passam pelo teste. Os negros comumente são atingidos por um doença chamada anemia falsiforme (os seus glóbulos sei lá quais têm forma de uma foice e não de uma bolinha e isso prejudica o sistema imunológico para o resto esto da vida), no entanto nenhum bebê negro faz um teste para essa doença. Quer saber o melhor? O teste da anemia falsiforme é infinitamente mais barato que o teste do pezinho.

Não consigo entender o porquê de tamanho absurdo, tamanho privilégio, tamanha ignorância. Não me conformo de ter que viver nessa sociedade hipócrita, enclausurada e falsa. Preconceito velado é o pior, por ser o mais difícil de brigar, de combater e de extinguir.

Divagações sócio-politico-filosóficas a parte meu Dia da Mulher de mulherzinha de ontem foi o pior de todos os tempos. Com o pé ainda inchado das picadas do borrachuros eu fui picada por uma formiga. No hospital pra tentar desinchar meu pé dolorido, gordo, coçando, formigando e quase sem pressão sanguínea deixei a TMP vir a tona e chorei feito um louca histérica. De volta pra casa chapada de remédio tive uma cólica cruel que não me deixou dormir, sem poder tomar analgésico por causa do anti-estamínico e do anti-inflamatório. Se ontem foi meu dia eu não quero saber como será o resto do ano...

Comments:
Olá Má..fazia tempo que eu não aparecia..vc também...
mas tpa valendo...
TPM?
Eu também...
Raivosa é pouco...chorona é o mínimo!
Desculpa a porta fechada hoje...
apareça
Bjos
 
aposto q escreveu o texto qdo chegou do hospital! =P
Mto bom, por sinal, concordo contigo!
 
Eu também odeio o dia da mulher. Pior ainda é dicar dando risadinha qd te falam parabéns, só pra não parecer amargurada.
Ah, a anemia falsiforme também pode se manifestar em brancos que tenha origens negra na árvore genealógica. minha sobrinha tem o traço da doença que foi detectado no teste de pezinho feito pelo SUS.
beijos e bom final de semana
 
Por vez

P/ Dani - Fazia mesmo... andadva meio relaxada, mas voltei a ser social! Ehehehe!

P/ André - Foi no dia seguinte na verdade... mas bolei ele todo na cabeça antes de dormir... huahuaua!

P/ PMPCC - Sério?? Que legal... Minha mãe também tem, mas o dela é a talacemia do mediterrâneo, que é um tipo específico de anemia falsiforme.

Beijos a todos!
 
Amei teu blog, vou te linkar ok?
bjao
 
Caroline, que bom que vc gostou!
Muito bem vinda... não consegui abrir teu blog!!!! :o(
Depois tento outra vez.

Beijos!
 
Oh zudiera! Tá melhor lindona?
Espero que sim...
Estou passando por aqui só para lhe dizer duas coisinhas:
1) Inspirado pelo seu momento politizado, devo colocar aqui tb meu protesto. Na verdade sempre gostei dessas datas comemorativas, justamente pela razão que vc odeia: a hipocrisia deles. Explico. Sim é verdade, esses dias são uma forma, como vc bem disse, de calar a boca das pessoas que se sentem desfavorecidas ou atacadas serem aquilo q são. No entanto, esses dias obrigam, pelo menos uma vez por ano, q todos os preconceituosos aceitem (msm que da boca pra fora) de q estão errados.
Sim é pouco. Eu sei, vc sabe. Mas msm assim fundamental para que possamos aguentar os outros 364 dias e possamos passar (um pouco, bem pouquinho menos) ilesos por notícias como essas[http://mixbrasil.uol.com.br/mundomix/centralplus/noticia.asp?id=4113]. Ingenuidade, talvez. Eu prefiro chamar de Esperança, de que um dia de tando fingir eles comecem a acreditar no que dizem.

No entanto, o pior da notícia é que a explicação foi dada. Bem nosso dia (tb me considero em parte mulher..haha ;P). O CONAR pediu, por considerar ofensivo. Portanto o órgão que regulamenta a nossa profissão, considera pessoas como eu 'ofensivas'! Na verdade uma medida para acatar a qtdade de reclamações que eles receberam. Pode?
Hj, literamente, o CONAR pede para q eu me odeie. Pensamento exagerado? Talvez. Mas como todos tem o seu dia (e eu ainda não) posso me revoltar um pouco mais. Eqto isso, vou roubando para mim o dia da mulher.

2) Depois do momento sério, vou te passar link de um blog que sempre me divirto ao ler os comentários sarcásticos do cara. Obviamente tem a ver com tema acima. Dê uma olhada "Os gongados" [http://www.gongados.blogspot.com]

UM LUXO! UM LIXO!

B*jos procê!
 
O teu argumento é muito bom. Faz pensar. E te digo que não conhecia sobre essa doença em negros. Fiz um exame aqui nos EUA, porque tá minha cara, que caucasiana eu não sou. Latinos e negros carregam se não me engano essa mesma doença que afeta o sistema imunológico. Lembro bem do ginecologista falar sobre isso. Aqui, ao preencher papelada no médico, perguntam mesmo a sua raça, seus descendentes.
Curioso e absurdo saber que no Brasil, não fazem o teste. Depois metem o pau nos EUA. Acho uma graça...ainda tem gente que acha que o Brasil é o país das maravilhas em relação a racismo e preconceito de forma geral.
beijos
 
seja bem-vinda, Maíra. Adoro novos leitores. E eu jé me tornei um seu :P
 
Fá!!!!
Li a notícia e é trsite mesmo... mas nõa colocaram a culpa no CONAR, tanto que no Rio os outdors continuam na rua.
omo assim nõa tem dia???? E o dia do orgulho gay??? Com direito a parada e tudo!!!!!!!!! Muito mais legal o seu by the way... mulher ganha flor, gay faz parada cheia de porpurina!

Zee,
Os países de primeiro mundo tem umas coisas em relação a saúde pública que até espanta.
Pra se ter idéia um amigo teve toxoplasmose nos EUA e ninguém diagnosticou, pq aí isso é muito raro já que os animais forma vacinados e nõa há mais casos de transmiçõa há anos.
Acho isso muito legal... mas tem horas que não resisto a falar mal do Bush... Ehehehe!
 
Caroline, posso ver o teu blog? Não consigo visualizar...
 
Do jeito que vc pousou de sofredora, tô achando que vc tá querendo o "Dia da Maíra"... hahaha
 
CAROLLLLLLLLLLL! A gente quer te ver!

Serjones honey! Não, não quero meu dia, pq todos os dias são meus.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?